Pesquisar livros no catálogo online


Quem aqui conhece e usa o catálogo online da sua biblioteca municipal?

Não sabias sequer que existia?
Até sabias mas nunca usaste nem sabes usar?
Já nem te lembravas que isso existia?
Deixa-me ensinar-te o que sei!

Ora bem, nestes catálogos normalmente podemos pesquisar seja por título do livro ou por autor.
Caso o livro/autor exista na base de dados, aparece na pesquisa em que biblioteca está (no catálogo de uma rede de bibliotecas), se está livre, reservado ou requisitado e até quando.
Na maior parte destes catálogos da biblioteca municipal da vossa cidade até dá para vocês fazerem o registo (seja online ou primeiro pessoalmente na vossa biblioteca e depois podem aceder online) e podem reservar livros para irem mais tarde pessoalmente requisitar, sendo que nesse caso vocês têm de se dirigir à recepção e dizerem que requisitaram os livros "x" em vosso nome, podem ver os livros que vocês têm requisitados, as datas de entrega, para não se atrasarem, tudo muito prático e cómodo.

Também podem ver as novidades dos livros que deram entrada na biblioteca, que os recebeu de entidades ou doações.

Alguns exemplos desses catálogos:

Ao fazermos doações de livros às nossas bibliotecas, as nossas doações vão passar a fazer parte desses catálogos, da nossa comunidade, da vida das pessoas que os requisitarem...
Não é fantástico?!

Aproveita para pesquisares se aquele livro que queres mesmo muito se encontra disponível na tua biblioteca!
A minha tem uns quantos que eu quero muito ler e só agora é que descobri, através do catálogo!

Comentários

  1. A minha biblioteca (São Domingos de Rana) têm um catálogo online que eu uso muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sistema da tua é parecido com a da minha ;)

      Mas gosto mais daqueles que têm a foto do livro e tudo, mas é melhor do que nem sequer ter.

      Eliminar
  2. Eu uso o das bibliotecas de Lisboa e do Seixal. O sistema das bibliotecas de Lisboa funciona melhor. Quanto à biblioteca do Seixal, nem por isso. Por isso mesmo frequento mais as bibliotecas de Lisboa. è um aspecto a melhorar!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As de Lisboa são das melhores, sem dúvida ;)
      Eu tenho muitas saudades é da biblioteca de Sintra... <3

      Eliminar
  3. Olá,

    Eu sou uma frequentadora da biblioteca municipal mas não sabia da existência deste catálogo online.
    Infelizmente a minha não aparece na lista mas espero que um dia venha a participar.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a tua Tânia?
      (Se puderes dizer)

      Posso tentar descobrir se realmente tem algures ou até lhes pedir uma entrevista, como eu ando a pedir a todas as bibliotecas, sobre as suas condições e funcionamento :)

      Eliminar
    2. Olá,

      Eu vou à biblioteca municipal de Oliveira de Frades. Como é uma vila a biblioteca é pequena mas consegui encontrar bons livros.
      Espero pelas entrevistas.

      Bom trabalho

      Bjos

      Eliminar
    3. Já é a segunda biblioteca que me dizem que não têm e realmente não encontro, mas passa a ser uma oportunidade para ser mesmo a essas que irei enviar o meu pedido de entrevista para ajudar a compreender melhor o seu funcionamento e a divulgar :)

      Eliminar
  4. Ora aqui está uma coisa que eu não sabia, obrigada! :)

    Descobri que a minha biblioteca municipal tem e já lhe dei utilidade a pesquisar se possuem no catálogo os livros que tinha pensado doar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente! Ainda bem que este post já serviu o seu propósito! :D

      Mas olha que se eles tiverem só um exemplar agradecem sempre outro, para ter pelo menos duas cópias de um livro para quem quiser requisitar o mesmo livro ao mesmo tempo ;)
      Ou então consegues pesquisar mais bibliotecas da tua zona, a ver quais não têm nenhum exemplar. E não só!

      Eu tenho usado para pesquisar livros e autores que fiquei a conhecer através de blogs literários de que gosto, inclusive o teu, e vi com muita surpresa que pelo menos têm uns 10 dos quais eu tinha interesse!

      Ainda hoje lá fui buscar dois que não fazia a mínima ideia que tinham e ando à que tempos à espera para ler! Em muitos até dá para reservar livros online e no meu até dá para fazer a renovação do empréstimo online, para ver quantos livros tenho requisitados e os prazos! E para ver os novos livros que foram oferecidos à biblioteca, as novidades...

      É uma ferramenta excelente!

      Eliminar
  5. Eu uso sistema de pesquisa da Biblioteca da Maia e gosto bastante

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑