[Opinião] Psicologia Aplicada | Miguel Pina e Cunha, Rui Bártolo-Ribeiro, Patrícia Jardim da Palma e Miguel Pereira Lopes

SINOPSE
O que tem a Psicologia feito para melhorar o nosso mundo? E o que poderá ainda fazer no futuro? Num conjunto inédito de capítulos sobre as diferentes áreas em que a Psicologia pode e tem sido aplicada em Portugal e no mundo, esta obra dá a conhecer os impactos mais significativos da ciência psicológica desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Se quer saber mais sobre "o que é?" e "para que serve?" a Psicologia Aplicada, este é o recurso que procurava. Se é psicólogo ou se apenas tem interesse e curiosidade sobre as áreas em que a Psicologia opera, este é o livro que deve ler. Do Desporto ao Consumo, da Saúde à Educação, das Organizações à Área Forense e da Justiça, do Ambiente à Aviação, da Carreira às Comunidades Positivas, do Empreendedorismo à Prevenção Rodoviária, das Artes ao Coaching, da Política aos Factores Humanos e até aos Aspectos Militares, entre outros, constatará que as aplicações da Psicologia são já hoje vastíssimas e com brilhantes resultados. Este não é um livro de teoria pura. É antes um livro de acção e que ambiciona gerar a energia necessária para melhorar o mundo em que vivemos. Imprescindível para quem pretende compreender melhor o que se passa à sua volta e agir de forma mais esclarecida e eficaz no mundo que nos rodeia.
Os livros da RH Editora que me têm passado pelas mãos surpreendem-me sempre pelo positivo, são uma fonte inesgotável de conhecimento, e comparo-os mesmo aos livros que tenho e já li da Fundação Calouste Gulbenkian, o que para mim é um grande elogio, pois esses livros sempre me ensinaram muito e são tipo "bíblias" para mim.

Este não é um livro de leitura leve e fluída, é um livro para se ler com atenção e vontade de aprender, e nesse sentido é excelente!
Os livros da RH deveriam, na minha opinião, de fazer parte de leituras obrigatórias, ou no mínimo recomendadas, dos cursos universitários e/ou profissionais, pois são livros fantásticos e bem mais fáceis de ler do que muitos livros "escolares" que por ai andam.

Como não estudo a área através do sistema escolar, faço-o por auto-iniciativa e puro gosto, há algumas coisas, referências, palavras e textos mais "caros" que não compreendi nem acompanhei bem, mas para quem está dentro da área acredito que será muito fácil de compreender.
O tamanho do texto está excelente, letras grandes e gordas para não cansar a vista.
Outra faceta importante é que refere e reflecte sobre os temas debatidos e expostos, em Portugal, no nosso país, com exemplos, sugestões e informações muito importantes e exclarecedoras.
Depois tem partes tipo: Pergunta - Resposta sobre o que acabámos de ler, para explicar ainda mais concisamente a matéria, o que torna o livro muito acessível e interessante.

Recomendo para quem é apaixonado pela área da psicologia, e ainda mais para quem está a estar a área ou trabalha na mesma, é um tesouro para se ter ao pé e poder consultar a qualquer altura, vale mesmo a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★


✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑