Dicas | Enviar vários livros, ou livros pesados por ctt editorial

Aqui ensinei-vos tudo o que sei sobre o envio editorial (enviar livros com uma taxa inferior ao envio em correio normal). Já actualizei o artigo, novamente, com a informação de como enviar livros mais pesados ou com mais volume, pois o sistema "furo + cordel" apenas é viável para um livro leve, caso contrário nas "andanças", os furos podem rasgar-se, se no envelope com os furos estiverem vários livros ou um livro com algum peso.
Por isso, para livros pesados, ou enviar mais de um livro num envelope, eu faço assim:

Dou a volta ao envelope com um cordel, dos dois lados (cima-baixo, esquerda-direita). Se for mesmo pesado até dou quatro voltas, duas de cada lado. 


Depois atrás faço um laço simples, que ao se puxar por uma ponta o nó se desfaça, mas deixo um laço largo, pois assim não se solta facilmente, e se for aberto para verificação postal tem cordel suficiente para voltar a fechar bem.


Se forem mesmo muitos livros, têm o método de enviar em caixas de cartão, como já expliquei no tutorial anterior, mas relembro:

Podem fechar a caixa com fio sisal, com cordão, com fita de embrulho, o que quiserem. NÃO podem é selar a caixa totalmente, com fita cola, cola, até mesmo os autocolantes próprios da caixa dos ctt, para colar de lado, ou o que que que seja. Fechar APENAS com cordão a toda a volta.


Também há quem envolva os livros em papel pardo e cordel, mas se for alvo de verificação postal, como já me aconteceu receber livros embrulhados assim, vêm o papel todo rasgado e os livros quase de fora...
Tudo depende de quem vá fazer a verificação e a forma como é embrulhado...

Também costumo enviar, quando são vários livros, e têm chegado sempre direitinhos, nos sacos de papel do Continente/Pingo Doce. Reforço a base do saco com fita cola adesiva castanha resistente, para impermeabilizar o fundo e reforçar para que não rasgue com o peso, e faço furos em cima com um furador e fecho o saco com um cordel à volta desses furos (embalando sempre os livros em película aderente, para irem protegidos de pancadas e dos elementos), e assim ainda vai com a pegazinha do saco, que dá sempre jeito a quem tem de o transportar.

Aqui ficam as dicas de hoje.
Que acham? Querem que continue com a rubrica "Querem umas dicas?" :)

Comentários

  1. Eu uso o cordão para envolver a embalagem com duas ou três voltas, tal como mostraste, para qualquer livro, seja mais leve ou mais pesado. Acho mais prático do que estar a fazer os furinhos em cima e resulta muito bem :)

    Eu estou a gostar muitos dos posts sobre dicas; mesmo que conheça algumas, é sempre bom aprender outras diferentes e ajudar quem não sabe. Quando comecei a enviar livros por correio, há cerca de três anos, dava-me jeito ter encontrado logo umas dicas como estas, pois não sabia bem como devia fazer e ainda levei com alguns funcionários dos correios a repreender-me, até que aprendi e adotei o tal método do cordão até hoje!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento ensinar todas as formas práticas que há para enviar, depois a pessoa escolhe a sua. Eu depende, se for um livro fininho escuso de estar a gastar tanto cordel, faço os furinho e pronto, já está, caso contrário envolvo com cordel a toda a volta e fica resolvido :)

      Também eu gostava que tivesse havido tutoriais assim nessa altura, à 3/4 anos trás, pois muito dinheiro desnecessariamente gastei a enviar livros em correio normal...

      E ainda há tanta, mas tanta gente que não sabe disto! Vejo pelas compras na net os preços absurdos que pedem por portes, ou mesmo em trocas que faço envio logo o link com o tutorial completo para a pessoa ler e ficar a saber, e 95% das pessoas não fazia ideia...

      Eliminar
    2. Eu quando comecei a fazer envios de livros, tive a sorte das pessoas com quem troquei me terem dito logo para usar o correio editorial, e assim nunca enviei em correio normal. Mas há muita gente que não sabe, até porque os ctt não divulgam isso. Eu própria já dei a conhecer esse serviço a amigas minhas que também não conheciam. :)

      Eliminar
  2. Claro que queremos! As tuas dicas são sempre úteis! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viste na página do facebook aqui do blog o "preview" dos próximos posts, a minha doação ontem à biblioteca de Leiria, a de hoje à de Pataias e uma foto do "antes-durante" do restauro a um livro que estou a fazer, para depois ensinar? :)

      Eliminar
    2. Bem, ando distraída! Não reparei nessas publicações, mas irei espreitar e já me deixaste bem curiosa...

      Eliminar
    3. Depois, claro, diz-me o que achas-te :)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑