Clube de Leitura Arquivo - 29 de Outubro de 2014 | Sobre o livro "Mentiras e Diamantes", de J. Rentes de Carvalho


No dia 29 de Outubro de 2014 às 18:30 compareci para o Clube de Leitura da Arquivo, na Livraria Arquivo, em Leira, com o livro Mentiras & Diamantes de J. Rentes de Carvalho.
"Os berros, as gargalhadas, o bafo, a dor das botas a esmagar-lhe os pés descalços, a repugnância das mãos que o apalpam, a ignomínia. Retesa o corpo, no esforço de parar os soluços, mas não consegue reprimir as lágrimas, o casal olha-o e detém-se um segundo, apiedado, a hesitar se deve oferecer ajuda."J. Rentes de Carvalho in Mentiras & Diamantes. Uma edição Quetzal.
Cheguei lá completamente "à toa", sem saber que tipo de evento seria este...
Trata-se afinal de uma espécie de "Clube de Leitura" muito estilo americano e que se juntam pessoas num espaço, escolhem um livro para ler no mês seguinte e no mês seguinte juntam-se de novo para o debater, dar as suas opiniões, dizerem o que gostaram e não gostaram, escolher (por votação) qual o próximo livro a ler e até se tem direito a "lambices" e tudo! lool

Sim, o meu vocabulário é uma mistura de Lisboeta com minhoto, com galego e sabe-se lá mais o quê, nos pontos todos do país (e Espanha) por onde já parei e vivi, e mais por influência da minha família. De avós para cima são do norte (mais pai transmontano) de mãe/tio para baixo somos de Lisboa.
Então vai aqui uma mistura que nem queiram saber, mas....! Voltando à minha experiência neste "Clube do livro" Leiriense:

Não tirei quase fotos nenhumas, porque sendo eu "novata", e tendo as pessoas à minha volta sentadas em circulo, não me ia meter a apontar a câmara à descarada...

Logo à entrada, estava muito giro. Gostei.
Quando o grupo estava a chegar e a reunir-se.
Sentado à esquerda está o Paulo Kellerman.
Os bolinhos no centro (eu como estava nervosa não consegui provar nenhum).
E aqui estou eu, pois ainda não foi neste evento que fui fotografada, ainda não pedi a ninguém para o fazer e não aprecio "selfies"... Isto é o mais "selfie" que consigo ser!!! lool
Quanto ao evento/reunião só posso dizer que gostei mesmo muito, apesar de ninguém me conhecer de lado nenhum, de eu não ter lido o livro, de ter havido alturas em que eu pareci um burro a olhar para um palácio enquanto debatiam o livro, quando os temas começaram a entrar em áreas das quais eu podia dar opinião e em assuntos em geral, todos me fizeram sentir bem-vinda, ouviram tudo o que eu tinha para dizer, davam-me a vez para falar, comentavam o que eu dizia e no final já me sentia parte do grupo, o que me fez sentir feliz.
Eu não sou uma pessoa muito social e isto para mim é um passo grande e importante.

Sempre me isolei muito, apenas com a companhia dos meus livros, portanto sou a "velha" dos livros (de 26 anos) com um gato. Como só tenho um gato não posso ser a "velha" dos gatos. Ou a senhora dos gatos. Ou a maluca dos gatos... Em montes de histórias (até nos Simpsons) se vê este tipo de personagens, mulheres (porquê sempre mulheres?) com montes de gatos, solteiras e meio malucas (ou completamente)... Também não posso ser a solteirona dos livros com um gato senão teria de perguntar ao meu companheiro o que raio faz ele aqui...

Pronto! Sou a anti-social dos livros com um gato maluco, ex-anti-social dos livros com os cães! Como eles agora estão em Espanha com os meus pais, agora passou a ser só "com um gato".
Gato esse (rejeitado do inferno) que ainda me pergunto o que faz aqui (adoro-o), quando eu antes NEM SEQUER gostava de gatos e naquele dia tínhamos ido ao shopping SÓ para ir ao McDonald - apetecia-me tanto um hambúrguer naquele dia - e acabámos por trazer um gato órfão para casa!

E já me estou a afastar do tema outra vez! Já estou a perder a parte do anti-social (aos pouquinhos!) e vou acabar por ser só a "gaja  dos livros com um gato possuído por espíritos completamente passados dos cornos!"... Tá bom...

Na votação entre os livros que levaram para escolher, lemos a sinopse e escolhemos:


A Mulher Louca
JUAN JOSÉ MILLÁS

Um romance surpreendente de um autor essencialmente original. Imperdível.

O melhor Juan José Millás, regressa com A Mulher Louca, uma história em que o leitor terá de decidir o que é verdadeiro e o que é falso, uma investigação sobre os limites da realidade e da ficção, numa obra que condensa a essência do mestre da estranheza: humor inteligente,...

Quando o tiver lido dou aqui a minha opinião, e se tudo correr bem e conseguir ir à próxima reunião, dou lá! ;)

Comentários

  1. MAS QUE GIRO! Não fazia ideia! É pena eu já não estar sempre sempre em LeiriA. MAS A IDEIA é genial

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo calha dia 26 de Novembro Quarta-feira às 18:30, talvez possas? :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑