Opinião: A Minha História Com Bob | James Bowen


SINOPSE: "Quando James Bowen encontra um gato alaranjado no prédio onde vive, não faz ideia do quanto a sua vida irá mudar. Lutando por sobreviver como músico de rua na cidade de Londres, a última coisa de que precisa é um animal de estimação. No entanto, incapaz de resistir ao animal doente, acolhe-o em sua casa. Quando Bob recupera a saúde, James deixa-o à porta do prédio, imaginando que nunca mais o voltará a ver. Todavia, Bob tinha outros planos. Dentro de pouco tempo, os dois tornam-se inseparáveis e as muitas aventuras que irão viver transformarão para sempre as suas vidas, curando lentamente as cicatrizes do passado atribulado de ambos. 
Esta é a história de uma amizade improvável e de como um gato vadio irá ajudar um homem a recuperar a sua autoestima e dar-lhe uma nova esperança quando o resto do mundo lhe parecia ter fechado as portas."


Adoro livros biográficos ou inspirados em factos reais. Sinto que aprendo muito com eles e é muito gratificante saber que essas pessoas existem/existiram mesmo e aquilo realmente aconteceu e como…

Este livro conta a história de vida de James Bowen tal como aconteceu.
Sem vergonhas, sem medos, puro e realista tal como eu gosto. Ele não tem vergonha de assumir porque era toxicodependente, como era, o dia-a-dia de ser sem abrigo, como é a vida nas ruas, como as pessoas os vêm, a falta d oportunidades ou até não as ver para as aproveitar, a realidade de toda a nossa sociedade a que muita gente fecha os olhos e prefere não ver nem saber e de como um “simples” gato aparece na sua vida para mudar tudo.

“A história real de como um gato mudou a vida de um homem”

Ele até comenta factos reais e científicos estudados sobre gatos que eu não sabia, revelando inteligência e conhecimentos, mostrando que não se deve julgar as pessoas pela aparência nem se antes de as conhecer. Sabemos lá nós as vidas vividas pelas pessoas que vemos a dormir na rua, por aquilo que já passaram…
Claro que nem todas são boas, mas isso é como em todo o lado. A maior parte das pessoas mesquinhas que eu conheço são endinheiradas, snobs e egoístas, no entanto algumas delas têm grandes almas solidárias. O dinheiro, o aspecto, a primeira impressão, nada disso importa. Importa quando conhecemos a pessoa.

Revela também a rotina e vida londrina, como são as pessoas e o ambiente. Um livro nada fantasioso, realista do princípio ao fim, expõe os factos e acontecimentos tal como são e revela muitas coisas que eu não sabia tanto sobre gatos, como certas coisas daquele tipo de vida. De fácil e rápida leitura, muito sincero, comovente no que diz respeito à amizade e adoração que James tem por Bob e vice-versa, sendo até algo filosófico e em certas partes cómicas, que me arrancaram gargalhadas pelo modo como ele as descreveu. O final do livro comoveu-me pelas suas palavras sinceras.

Sendo alguém que existe mesmo e na actualidade, senti-me muito presa à narrativa, havendo partes em que pensava coisas como: “Vê lá o que vais fazer! Não faças isso! Olha faz antes assim…!” como se estivesse a acontecer naquele preciso momento.

Apenas quando acabei de ler o livro é que fui procurar vídeos e fotos deles na Internet e fiquei muito comovida e agradada quando os vi e ouvi a primeira vez em video. Senti que os conhecia como se fizessem parte da minha vida e lá estão eles, todos os dias a uns bons quilómetros de distância, mas dentro de mim não estão tão longe assim, e quem sabe um dia não lhes faço uma visita ou eles a nós, em Portugal?

Aconselho vivamente apenas a irem procurar vídeos/fotos deles depois de lerem o livro, por causa dos spoilers, para não estragar o encanto de ler tudo sem saber de nada.

Este livro foi um excelente companheiro de viagem e mal posso esperar por ler o segundo livro:O Mundo Segundo Bob”.

Podem ler um excerto do livro aqui.

Comentários

  1. Eu mencionei que não gosto de livros baseados em factos reais, ou do género... mas este gatinho [ sabias que sou apaixonada por gatos? hehe] conquistou-me <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É interessante, mas acho que ias gostar mais destes:
      http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/2014/10/cleo-helen-brown-opiniao.html

      http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/2014/10/a-odisseia-de-homer-gwen-cooper-opiniao.html

      Eliminar
  2. Eu já conheço alguns vídeos que me deixaram arrepiada. O amor incondicional dos animais faz milagres, um dia ainda vou ler este livro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑